Substâncias Orgânicas e Inorgânicas

27-09-2010 20:24

 Substâncias orgânicas são aquelas que se originam de seres vivos, são também aquelas que tem carbono em sua composição.

 

Substâncias inorgânicas são aquelas que se originam dos minerais e NÃO tem carbono em sua composição

 

Há algumas exceções como CO, CO2, Na2CO3, KCN, que são consideradas inorgânicas pelas suas características.

 

Função química, conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes (denominadas propriedades funcionais). As principais funções químicas são: ácidos, bases, sais e óxidos.

 

Algumas soluções aquosas conduzem eletricidade e outras não, Arrhenius explicou esse fato do seguinte modo: algumas substâncias (não-eletrólitos) quando postas em água se dissociam em moléculas eletricamente neutras, ou seja, não deixam a energia fluir. Já outras substâncias se dissociam em partículas carregadas eletronicamente (eletrólitos) : cátion e ânions, esses permitem a passagem da eletricidade.

 

Dissociação eletrônica : Os não-eletrólitos são substâncias sempre moleculares, mas os eletrólitos podem ser tanto moleculares como iônicas.

 

A água quebra a ligação entre os átomos provocando assim a dissociação iônica, a quebra dessas moléculas forma íons. Esse fato (a formação de íons) é chamada de ionização.

 

Grau de ionização: é a divisão do número de moléculas ionizadas, pelo total de moléculas existentes.

 

                              a = número de moléculas ionizadas

                                  número de moléculas dissolvidas

 

A quantia obtida é dada em porcentagem, se “a” tem valor próximo a zero, a substância é chamada de eletrólito fraco;  se for próximo a 100%, é chamada de eletrólito forte.

 

 

 

As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica tanto em solução aquosa (no meio de água), quanto fundidas (estado líquido), pois a água ou a fusão somente liberam os íons já existentes.

As substâncias moleculares podem ou não conduzir eletricidade. Aquelas que podem conduzir, precisam da água (ou outro solvente) para quebrar as moléculas e formar íons.

 

 

 

Voltar